25.4.16

Comprar ‘gostos’ no facebook: sim ou não?

O tema que vos trago hoje é algo controverso e as opiniões divergem, por isso, vou começar com uma pergunta: comprar ‘gostos’ no facebook, sim ou não? 


Muitas páginas de facebook surgem do nada com centenas de ‘gostos’, literalmente da noite para o dia, isso porque recorreram a algo muito comum e que tomou proporções gigantescas… a compra de ‘gostos’, uma atividade ILEGAL e punível pelo facebook, que após detetar a fraude procede à eliminação da respetiva página. 

Mas ter muitos ‘gostos’ dá parcerias e as parcerias dão prémios e atraem mais seguidores. No entanto, ao comprar ‘gostos’ apenas vai aumentar a quantidade de ‘gostos’ e não a qualidade. 

Quando se recorrem a sites de compras de fãs, os novos seguidores são provenientes da América Latina. É, precisamente, este facto que leva o facebook a detetar a fraude, pois uma página portuguesa não iria ter 10 mil seguidores no México e apenas 5 mil seguidores em Portugal, certo? E foi justamente este facto que levou a equipa do facebook a iniciar, em Setembro de 2012, uma verdadeira ‘caça aos perfis que compram fãs’. 

Por essa altura o portal Dinheiro Vivo anunciou que “esta prática vai totalmente contra a essência das redes sociais, no sentido em que estas são, por definição, o meio mais privilegiado para que as marcas construam uma relação de proximidade e de confiança com os seus públicos”. 

Mas há dezenas de sites que fornecem serviços de venda de fãs no facebook e onde é possível ir buscar perfis verdadeiros. Uma marca que entre agora no facebook e não queira passar pela vergonha de começar com apenas algumas dezenas de seguidores pode ser tentada a comprar ‘gostos’ em pacote. Basta escolher um dos sites que fornecem o serviço, pagar e ver magia a acontecer. Por exemplo, o CompraFans.com vende desde packs de 500 fãs a 14 euros até 5000 fãs por 90 euros. 



Na minha opinião comprar ‘gostos’ não faz uma página crescer, na medida em que a interação continuará a mesma, pois apenas estão a comprar números e a correr o risco de verem a página denunciada e eliminada. Os passatempos lançados diariamente pelas páginas têm como objetivo alcançar ‘gostos’, sim, não vamos ser hipócritas, pois sabemos bem que as páginas lançam passatempos para ter mais ‘gostos’, mas a diferença é que estes são ‘gostos’ reais e, no meu caso concreto, sempre que lanço um passatempo reparo que há pessoas que colocam ‘gosto’ para participarem, mas depois ficam, passando a comentar a página. Oferecer prémios aos seguidores é LEGAL e também é uma forma de aumentar a interação da página com os fãs, uma forma mais barata do que comprar ‘gostos’! 

Qual a vossa opinião?

5 comentários:

  1. Uauu . Adorei este post ♡♡ sinceramente não conhecia esta coisa de comprar like . Siim apesar de já ver pessoas a participar em passatempos que é por likes e no último dia entra alguém e ganha logo 1000 likes :/ ja vi e achei estranho ... mas não associei.
    Gostei bastante deste post

    ResponderEliminar
  2. Concordo tanto contigo, que nem imaginas!

    ResponderEliminar
  3. Concordo e também tenho reparado que existem páginas a fazer os passatempos e que quando os passatempos terminam os gostos desaparecem. As pessoas agora só "gostam" quando existe um passatempo e se ganharem ficam na página se não ganharem retiram o gosto. Era um bom tema para um próximo post.

    ResponderEliminar
  4. Concordo e também tenho reparado que existem páginas a fazer os passatempos e que quando os passatempos terminam os gostos desaparecem. As pessoas agora só "gostam" quando existe um passatempo e se ganharem ficam na página se não ganharem retiram o gosto. Era um bom tema para um próximo post.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a Ana Romão, isso acontece-me frequentemente, com concursos e com a troca de likes dão e depois tirão, muito mau

    ResponderEliminar