Intercâmbios Europeus || conhecer a Europa a custo 0!

Alô meninas,

O post de hoje é sobre o assunto que mais sou questionada por amigas, seguidoras e bloggers. E nunca me tinha ocorrido escrever sobre o assunto, mas se suscita tanta curiosidade é porque se pode tornar interessante. Mas afinal estamos a falar do quê? estamos a falar do SVE (Serviço de Voluntariado Europeu), dos Intercâmbios Europeus, do Projeto Erasmus+ e do Programa Juventude em Ação! Acredito que já te cruzastes com estes termos, mas podes ainda não estar familiarizada ou ter vivenciado uma experiência ao abrigo destes programas. 

Vamos lá perceber o que é o Erasmus+...

O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020. Estes setores podem dar uma contribuição importante para ajudar a enfrentar as mudanças socioeconómicas, os principais desafios que a Europa terá de enfrentar nos próximos anos. 

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação é a gestora do programa Erasmus+, em Portugal. 

Para promover a mobilidade entre os jovens de diferentes países da União Europeia, com o objetivo de promover a cultura de diferentes países e uma educação não formal, o programa Erasmus+ financia Intercâmbios Europeus, organizados por associações parceiras nos diferentes países. 

Em Portugal conheço duas associações que trabalham com o Erasmus+: a Experimentaculo e a ProAtlântico.

A Experimentaculo utiliza o Facebook para divulgar as ofertas que tem para intercâmbios e cursos de formação. Nas informações publicadas podem encontrar o local onde se vai realizar o encontro, as datas e o valor da taxa a pagar. 

A ProAtlântico tem um site em constate atualização com uma vasta oferta de intercâmbios europeus, onde encontram as vagas abertas. Para tal, basta registarem-se e fazerem login. Quando vão submeter a candidatura também encontram o local, as datas e o intervalo de idades para esse projeto. O valor da taxa só é divulgado se forem selecionadas para o projeto. 

Sou selecionada para um intercâmbio, e depois? 

Se gostarem de um projeto e quiserem fazer inscrição, não pensem muito no assunto e submetam candidatura. Se for aprovada, recebem toda a informação necessária, por email, mas os projetos são financiados, por isso, não precisam de se preocupar com passagens aéreas, transfers, alojamentos e refeições, que as associações tratam de tudo. No dia de iniciar o intercâmbio já vão ter toda a documentação com vocês e é só embarcar na aventura! 

E quais os valores das taxas? 

Depende! É muito relativo, mas são valores baixos e fáceis de suportar. Por exemplo, por 10 dias na Hungria, com tudo incluído, paguei €150, pela ProAtlântico. Nas Canárias, 8 dias com tudo incluído ficou a €140, com a Experimentaculo. E depois só gastam mais se comprarem uns souvenirs ou algo para vocês. 

O Serviço de Voluntariado Europeu é um projeto com uma duração mais longa (de 3 a 12 meses), em que a inscrição requer uma carta de motivação, em inglês. Normalmente, também existem entrevistas antes do inicio do projeto, o qual é totalmente financiado e ainda recebes dinheiro de bolso para te manteres no país que escolheres para viver.

Gran Canária - Espanha
Debrecen - Hungria
Chisinau - Moldávia 

4 comentários :

  1. Já tinha ouvido falar, mas confesso que não sabia assim tanta coisa, mas gostei da tua partilha e de saber a tua experiência
    Beijinhos
    Novo post (Compras na Avon) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia toda esta logística, confesso.
    Fiz intercâmbio durante o secundário e adorei! É, sem dúvida, uma experiência que nos marca para a vida e que recomendo muito mesmo!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia mas parece super fixe :D
    Já te sigo aqui querida!!

    Um beijinho,
    https://thesoulofacosmopolitangirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus sobrinhos regressou em fevereiro de um Erasmus, em Praga, para efeitos do curso que está a tirar (esteve cerca de 5 meses) e adorou a experiência (penso que é uma outra modalidade de Erasmus). Todos estes intercâmbios são uma mais-valia e são muito interessantes e enriquecedores.

    ResponderEliminar