Castelo de Almourol || o mais belo castelo de Portugal!


Situado no concelho de Vila Nova da Barquinha, o Castelo de Almourol é considerado o mais belo castelo de Portugal! Numa pequena ilha escarpada, a meio do rio Tejo, o castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais significativos, sendo o que melhor evoca a memória da Ordem dos Templários em Portugal. 


É um castelo de enquadramento rural, que se ergue numa escarpa granítica com 75 metros de largura, pouco mais de 300 metros de altura e 18 metros acima das águas do Tejo. Fica situado em frente à povoação de Tancos, um pouco abaixo da confluência do rio Tejo com o rio Zêzere.

Dois dos elementos mais inovadores, que pautaram a arquitetura militar dos templários no nosso país, podem ser observados no Castelo de Almourol:

  • Muralhas altas protegidas por torres circulares (nove torres);
  • Torre de menagem como centro nevrálgico de toda a estrutura.


Classificado como Monumento Nacional, foi durante o Estado Novo, Residência Oficial da República Portuguesa. O castelo está construído de forma a acompanhar os desníveis do terreno, com dois níveis interiores, o primeiro acedido pela entrada principal e o segundo, onde se encontra a Torre de Menagem, através de uma escadaria interior. 


O Castelo de Almourol é um dos castelos mais emblemáticos e cenográficos da Reconquista, bem como um dos castelos que melhor invocam a presença dos templários em Portugal.

3 comentários :

  1. É um monumento que me parece tão lindo, quero mesmo visitá-lo!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  2. Confesso ke nao conheco mas tem vistas lindas...
    Gostei do post beleza...

    ResponderEliminar