62.ª edição do Festival da Eurovisão da Canção

Não foi assim há tanto tempo que Portugal fez história ao vencer a 62.ª edição do Festival da Eurovisão da Canção. Foi a 13 de maio de 2017 que “Amar Pelos Dois”, de Salvador Sobral, encantou o júri e os telespectadores, arrecadando um total de 758 pontos.

“A música não é fogo de artifício, é sentimento”, foram as palavras de Salvador no discurso de vitória. 

Um ano se passou desde que Portugal ganhou a Eurovisão e a 4 de Maio de 2018 foi a vez da Praça do Comércio, em Lisboa, transformar-se na Eurovision Village (aldeia da Eurovisão), que abriu portas diariamente até 13 de maio, entre as 15:00 e as 23:00, e onde houve espectáculos ao vivo, um ecrã gigante onde foram transmitidas em direto as semifinais e a final, animação de rua e outras atividades. A festa fez-se também numa discoteca na zona ribeirinha, que tomou o nome de Eurovision Club.

Mas depois da vitória de Salvador Sobral em Kiev, no ano passado, que trouxe pela primeira vez o festival a Lisboa, Portugal chegou ao fim da 63ª edição do concurso em último lugar, numa tabela de 26 países. Metade dos pontos foram atribuídos pelos jurados de 42 países, a outra metade pelos televotos que começaram assim que a última atuação terminou. Israel ficou em primeiro lugar e venceu a competição com a música “Toy”, de Netta.


É impossível de ignorar que “O Jardim” de Isaura e Cláudia Pascoal não impressionou a Eurovisão.

Israel venceu, pela quarta vez, o Festival Eurovisão da Canção, com o tema "Toy", interpretado por Netta, enquanto a canção portuguesa, "O Jardim", defendida por Cláudia Pascoal e escrita por Isaura, ficou em último lugar.

A cerimónia, uma das mais assistidas a nível mundial, com uma estimativa de 200 milhões de telespectadores, foi uma das mais competitivas, tendo sido necessário esperar até ao último voto para aferir o vencedor.

Netta Barzilai tem 25 anos e ganhou o programa Rising Star este ano, tendo chegado à Eurovisão. Israel, recorde-se, já venceu três vezes o Festival da Eurovisão (1978, 79 e 98). A canção, ‘Toy’, também era uma das favoritas à vitória, segundo as casas de apostas. É um tema animado mas que versa sobre movimentos como o ‘Me Too’.



3 comentários :

  1. Não gostei da musica e nem da cantora :P
    mas no ano passado muita gente também não gostou do sobral...
    https://artes-viagens-sabores.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não assisti, mas já ouvi falar que bastante que há muita gente que não gostou da musica dela
    Beijinhos
    Novo post (Unha Decorada?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Confesso que assim ke ouvi a musica eu dixe ke iria ser a vencedora...
    A musica de tao tola ke é torna.se engraçada...
    Gostei do post beleza...

    ResponderEliminar