Se existe sobremesa que não pode faltar na nossa mesa este natal é o molotof. Para muitas pessoas é um doce complicado de fazer, porque desmorona-se como um baralho de cartas após desenformado, mas qual será o segredo desta doce tentação? querem conhecer a minha receita?
Ingredientes
- 18 claras
- 200 gramas de açúcar
- caramelo liquido q.b.
Preparação
- Batam as claras em castelo;
- Juntem o açúcar e o caramelo (uma pequena quantidade para dar cor ao molotof);
- Voltem a bater para juntar tudo;
Para a cozedura, untem uma forma grande com buraco (afinal são 18 claras), com o caramelo liquido. No fogão, coloquem um tabuleiro com água ao lume e quando a água levantar fervura, desliguem. Agora vertam a mistura na forma caramelizada e coloquem o mototof a cozer, em banho-maria, no forno pré-aquecido a 180º.
(A forma do motolof deve ser colocada dentro do tabuleiro com água a ferver e depois vai tudo ao forno).
Passados 30 minutos o molotof está terminado, mas ao abrir a porta do forno tenham atenção às correntes de ar, que fazem o doce baixar. O aconselhável é que ele permaneça uns 15 minutos dentro do forno, já desligado, e seja desenformado quando estiver morno/frio.
Cobri o meu molotof com ovos moles e vou deixar aqui uma receita super fácil e deliciosa.
Ingredientes
- 18 gemas de ovo
- 18 colheres de sopa de água
- 18 colheres de sopa de açúcar
Como fazer?
- Coloquem o açúcar e a água num tacho e levem ao lume a ferver (deixem ferver cerca de 3 minutos), mexendo sempre para que o açúcar dissolva bem;
- Retirem do lume e deixem arrefecer um pouco (cerca de 10 minutos).
- Em seguida acrescentem as gemas já desfeitas ao xarope de açúcar, misturem e levem novamente ao lume, mexendo sempre até ferver e atingir a consistência desejada.
Depois de desenformado, coloquem os ovos moles em cima do molotof e finalizem com um pouco de caramelo líquido.
E temos um delicioso molotof!


Oi Ana Rita,
ResponderEliminarNunca provei essa sobremesa mas parece muito saborosa.
Big Beijos,
LULU ON THE SKY
Olá!
ResponderEliminarNossa senhora! Queres deixar-nos todos a babar sobre o teclado... que bom aspecto!
Beijinhos
Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest
Seems lovely!!Nice post!!
ResponderEliminarI follow you. Mind following back?
http://asweetwoorld.blogspot.com/
Confesso que não sou fã dessa sobremesa mas é a favorita do meu pai e de vez em quando acabo por fazer mas só correu bem a 100% da primeira vez que fiz! Eheh Tenho que experimentar a tua receita :) Beijinhos*
ResponderEliminarAdoro Molotof, obrigada pela partilha
ResponderEliminarPatrícia Madeira
Adoro! Esse está com um aspeto maravilhoso, mas sempre que tento fazer, eles baixam :(
ResponderEliminarUma das sobremesas que mais gosto mas nunca consigo fazer , fica sempre mal !
ResponderEliminarAdoro! ;)
ResponderEliminarAdoro Molotof,adoro mais ainda com os ovos moles..como mais ovos moles que molotof :)
ResponderEliminarÉ maravilhoso... continua a ser uma das minhas sobremesas favoritas... embora evite por ter muita tendência para ganhar peso. Mas se o vir a frente não é muito fácil resistir :)
ResponderEliminarAdoro molotof.
ResponderEliminarConfesso que não sou grande fã de Molotof mas este tem muuuuito bom aspeto!
ResponderEliminarEu gosto bastante de molotof mas nunca fiz. Um dia destes tenho que tentar.
ResponderEliminarAdoro molotof :O e qualquer coisa de muito bom
ResponderEliminarAdoro molotof e esse tem muito bom aspeto . Já comia uma fatia ;)
ResponderEliminar